Alimentos processados fazem mal para a saúde?

A alimentação influencia diretamente no bem-estar. Tanto que quando se come uma refeição muito calórica há muitas chances de aparecer problemas digestivos. Entre as opções disponíveis estão sempre os alimentos processados. Será que eles fazem mal para a saúde?

Diariamente é comum estar perto de comidas industrializadas que foram refinadas e passaram por processamentos químicos. Entenda as consequências para o seu organismo ao consumir esses alimentos.

Por que é fácil preferir os alimentos processados?

Na rotina turbulenta dos centros urbanos, fica cada vez mais raro poder cozinhar sua própria alimentação. Por isso, para ganhar tempo, muitas pessoas acabam recorrendo a fast foods ou comidas industrializadas de um modo geral.

Porém, esses alimentos contribuem para a obesidade e para a baixa imunidade do corpo. Ingerir alimentos industrializados em excesso acaba sendo perigoso para a saúde. Isso ocorre devido aos processamentos químicos que essas comidas foram submetidas.

Com uma alimentação pobre, é mais difícil vencer o estresse, a ansiedade e a depressão. O que acontece porque não se está cuidando de forma adequada da sua saúde.

Ao ir para o mercado, grande parte das opções disponíveis são alimentos processados. Esse fato acaba influenciando para comprar uma refeição rápida e com um sabor agradável. Entretanto, será que essa escolha é a melhor para uma vida saudável?

Afinal, alimentos processados fazem mal para a saúde mesmo?

Se você lesse o rótulo de cada produto industrializado que é posto em seu carrinho, com certeza pensaria duas vezes. Eles contêm diversas substâncias artificiais para melhorar a cor e o gosto daquele item. Entre eles estão corantes, aromatizantes e conservantes que podem ser prejudiciais para o organismo e até cancerígenos.

Não bastando as os ingredientes altamente químicos, os alimentos processados fazem mal para a saúde porque contém poucos nutrientes. Esses produtos são ricos em açúcar, sódio e gorduras. Dessa forma, possuem muitas calorias e baixo valor nutricional.

Para completar o quadro, o açúcar ainda pode causar dependência. O cérebro vê os doces como um sistema de recompensa e pede cada vez mais. Sendo assim, quanto mais alimentos açucarados forem consumidos, maior será o desejo por obter mais dessa substância. Pessoas sensíveis podem até mesmo ter problemas para controlar o nervosismo e agitação com a falta de açúcar.

Outro fator preocupante ao consumir alimentos processados é a quantidade de carboidratos refinados, como a farinha branca. Eles fazem com que haja um pico na glicose sanguínea, atrapalhando a sensação de saciedade prolongada.

Por que optar pelos alimentos orgânicos?

Em geral, alimentos industrializados são consumidos com rapidez e possuem poucas fibras. Logo, o organismo acaba sentindo fome com mais frequência. Se for optar pelo carboidrato, escolha os integrais, as frutas, legumes e verduras. Tente inserir mais fibras em seu cardápio, assim você se sentirá saciado por mais tempo.

Agora que você já sabe que alimentos processados fazem mal para a saúde, busque introduzir alimentos orgânicos em sua rotina. Sempre que puder, cozinhe sua própria refeição, com isso você saberá exatamente os produtos que foram utilizados.

Para inserir mais triptofano em sua alimentação, experimente os suplementos naturais. Esse aminoácido é fundamental para a regulação da serotonina, hormônio do prazer e bem-estar. Faça o teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *