Como funciona a musculação para homens?

A musculação é uma atividade física que consiste no levantamento de pesos. Isso pode ser feito com aparelhos ou halteres. O objetivo dessa prática é a hipertrofia dos músculos. Porém, será que existe alguma diferença entre o treino feminino e o masculino? Entenda como funciona a musculação para homens e resolva essa dúvida.

De acordo com cada pessoa, a carga e intensidade do treinamento podem variar. Isso ocorre porque tanto rapazes quanto mulheres têm focos e biótipos diferentes.

Há aqueles que treinam para ganhar massa magra e aqueles que apenas querem aliviar a ansiedade. Para cada um existe o programa ideal. Veja mais sobre o assunto.

Qual a diferença entre a musculação para homens e para mulheres?

Há quem defenda que a musculação masculina é diferente da feminina. Porém, há um lado que contesta essa teoria dizendo que não há distinção entre gêneros na musculação. Porém, o que pode ser visto é uma diferenciação hormonal e cultural.

Ou seja, é perceptível que um homem consegue ganhar massa muscular mais rapidamente que uma mulher. Isso acontece devido aos seus hormônios. Enquanto o público feminino têm mais estrogênio (responsável por aumentar o depósito de gordura), o masculino apresenta mais testosterona (hormônio que é anabólico).

Sendo assim, o ganho de músculos e hipertrofia acontece de forma distinta entre os sexos. Logo, para as mulheres é mais complicado o desenvolvimento da musculatura. Contudo não é impossível, uma vez que algumas treinam com muito mais intensidade.

Contudo, quando o assunto é sobre programas de treinamento e os aparelhos utilizados, é possível afirmar que não há diferenças entre a musculação para homens e para o sexo oposto.

Em que a musculação para homens é diferente?

Quanto à questão de culturas, a musculação para homens acaba indo por um rumo diferente do que a musculação feminina. Logo, os exercícios determinados para homens e para mulheres acabam mudando um pouco em relação ao foco.

Culturalmente, a mulher prefere malhar os membros inferiores: glúteos e pernas. Por outro lado, o homem aprecia treinar os membros superiores: braços e costas. Entretanto, isso é uma questão de costume social e não uma regra.

Portanto, a diferença entre musculação para homens e para mulheres é o gosto pessoal. Os rapazes sentem que estão mais bonitos quando tem os músculos dos braços desenvolvidos. Já o público feminino gosta de exibir pernas torneadas e glúteos definidos.

Sendo assim, é completamente possível inverter os objetivos, caso seja o desejo do aluno. Então, não há uma diferença real entre os programas de treinamento, além do hábito geral. Porém, tudo dependerá da meta que se deseja alcançar com o treino.

Quais são as similaridades entre musculação para homens e para mulheres?

Tanto a musculação para homens quanto para mulheres apresentam algo em comum: os benefícios oferecidos pelo treino. Confira quais são as vantagens obtidas ao separar alguns dias da semana para ir à academia:

  • perder de gordura;
  • ganhar de massa magra;
  • definir o corpo;
  • aliviar a ansiedade;
  • melhorar o sistema respiratório, imunitário e cardíaco;
  • evitar doenças como a diabetes;
  • prevenir problemas cardíacos;
  • diminuir o estresse;
  • liberar endorfina (hormônio da felicidade);
  • ter mais disposição no dia a dia;
  • acabar com a insônia;
  • melhorar a autoestima;
  • ter mais flexibilidade e equilíbrio;
  • combater à depressão;
  • melhorar a saúde mental.

Com essas informações você já pode perceber como funciona a musculação para homens e também para mulheres. Resumindo, a grande diferença está no hábito comum das academias e não nos aparelhos ou exercícios em si.

Você costuma praticar musculação? Qual a sua experiência com exercícios físicos? Deixe um comentário contando mais sobre o seu treino.

Deixe uma resposta