Entenda por que a saúde mental é tão importante

É comum dizer que cuidar da saúde é fundamental. Nesses momentos o que vem a cabeça de muitas pessoas são exames médicos, atividades físicas e uma alimentação adequada. Todos esses aspectos são essenciais, mas também existe outro lado em ser saudável. Então, entenda por que a saúde mental é tão importante quanto à física.

Cuidar da qualidade dos pensamentos e do funcionamento cerebral faz parte de ser um indivíduo sadio. Saiba o que é saúde mental, quais profissionais estão envolvidos no tratamento e razões para manter sua mente sempre saudável.

O que é saúde mental?

Saúde mental tem relação com o funcionamento das funções cerebrais e com a qualidade dos pensamentos de um indivíduo. Logo, o cérebro é fundamental no controle do corpo, na determinação de atitudes, na forma de pensar e de sentir.

Esse órgão pesa cerca de 2% do peso corporal de uma pessoa, sendo muito complexo e com diversos aspectos a serem desvendados. Ele possui 4 lobos, que são: Lobo frontal, Lobos temporais, Lobos occipitais e Lobos parietais.

Cada uma dessas partes é responsável por coordenar as atividades corporais, como: sensações, movimentos e pensamentos. O órgão capta um estímulo externo e traduz em imagens, emoções e atos.

Desse modo, é imprescindível cuidar da saúde mental para que o cérebro funcione corretamente. Assim todas as demais funcionalidades do corpo, controladas por ele, podem continuar seu trabalho da maneira correta. Tendo, então,  mais tranquilidade, bom humor e contentamento em sua rotina.

Qual a importância do psicólogo e do psiquiatra?

O psicólogo e o psiquiatra são os especialistas que cuidam da saúde mental. Cada um trabalha em um campo do pensamento e suas sessões funcionam em conjunto. Enquanto o psicólogo cuida da forma que o indivíduo pensa, o psiquiatra avalia e medica a saúde cerebral, sua química e funções cognitivas.

Com isso, o psicólogo trata dos aspectos emocionais e sociais de uma pessoa. Ele trabalha a saúde emocional do paciente e a forma como ele entende e analisa seus pensamentos e sentimento.  Para reforçar as terapias é possível utilizar um suplemento natural como tratamento complementar, por exemplo.

Diferentemente das opções complementares e terapêuticas, o psiquiatra trabalha com o funcionamento físico da mente. Dessa forma, ele receita medicamentos para tratar a química cerebral e regular os neurotransmissores e hormônios em desequilíbrio.

Tanto os métodos terapêuticos quanto aqueles que são da medicina tradicional atuam para o benefício da saúde mental. Por isso, alguém com depressão, ansiedade e estresse, precisa medicar seu organismo e também cuidar de sua saúde integral, com terapias e práticas integrativas como suplementos, meditação e esportes.

Por que a saúde mental é importante?

A saúde mental é essencial porque ela é responsável diretamente pelo raciocínio e comportamento de uma pessoa. As desordens hormonais do cérebro podem gerar emoções prejudiciais e desencadearem doenças mentais.

As enfermidades da mente devem ser vistas e tratadas como qualquer problema de ordem física. A única diferença é que elas atingem uma parte que não é vista com facilidade, que é o cérebro.

Dessa maneira, a saúde mental é importante porque a mente controla todas as funções do organismo. Logo, uma pessoa apenas pode ser saudável ao estar com os pensamentos e a química cerebral funcionando corretamente.

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos para que eles saibam que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *