Por que praticar atividades ao ar livre?

A busca por qualidade de vida é cada vez mais o objetivo principal das pessoas nos meios urbanos. Porém, devido à falta de tempo e disposição esse desejo acaba sendo deixado para depois. Além da opção das academias é possível utilizar parques e praças públicas para fazer exercícios. Então, entenda hoje por que praticar atividades ao ar livre faz bem para a saúde.

1. Tranquilidade mental

Diante de tantas responsabilidades diárias não é difícil sobrecarregar a mente. Como é comum viver cercado pela tecnologia e informação imediata, em algum momento o cérebro pede descanso.

Então, para recarregar as energias e tranquilizar a mente, nada melhor do que praticar atividades ao ar livre. Essa conexão natural ainda ajuda a melhorar a produtividade tanto no trabalho quanto nos estudos, além de acabar com a insônia.

2. Reposição da Vitamina D

As atividades em áreas abertas permitem o estímulo da produção de vitamina D proporcionado pelo sol. Esse hormônio é fundamental para garantir ossos e dentes mais saudáveis. Dessa forma, ainda reduz o risco de osteoporose.

Outra vantagem da vitamina D é o auxílio à formação de fibras musculares. Para conseguir esses benefícios é preciso receber de 15 a 20 minutos de luz solar diariamente. O ideal é fazer isso antes das 10 h e depois das 16 h, para não haver perigos para a pele.

3. Contato direto com a natureza

Estar perto de árvores, flores e pássaros é algo que se perde no ambiente urbano. Por isso, um dos motivos que explica por que praticar atividades ao ar livre é: recuperar esse contato natural.

Não é à toa que os apartamentos e salas mais desejados tenham belas vistas. Estar perto da natureza ajuda a reduzir o estresse, aumentar a criatividade e melhorar o ânimo para as tarefas diárias.

4. Aumento da motivação

Devido a interação com paisagens bonitas, ar mais puro e luz do sol, é mais fácil aumentar a motivação. Assim, não aparece preguiça de ir para a academia e ficar em um ambiente fechado por horas.

Dessa forma, o cérebro ativa um mecanismo de recompensa que incentiva a continuar o treino. Em um local amplo, natural e agradável, não há motivos para evitar a prática de atividades físicas.

5. Não é preciso gastar dinheiro

A maior parte das atividades ao ar livre é gratuita. Por isso, a falta de recursos para fazer a matricula em uma academia cara não é mais desculpa. Entre as opções estão: corrida na praia ou caminhada na natureza.

Para não ficar cansativo, é possível mudar a rota durante alguns dias. O mais importante é manter a regularidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência adequada é de 30 minutos de atividades físicas diariamente, totalizando 150 minutos por semana. Já em atividades moderadas e intensas, o recomendado é 75 minutos.

Agora que já sabe por que praticar atividades físicas ao ar livre, não deixe de aproveitar esse momento. Além de ser econômico, melhorar a saúde ainda é uma prática muito relaxante.

Mesmo praticando exercícios perto da natureza você ainda sente problemas com o nervosismo e ansiedade? Então, uma forma de resolver essa dificuldade é utilizar os suplementos naturais contra o estresse. Eles não contêm aditivos químicos prejudiciais à saúde e são regulamentados pela ANVISA. Experimente os suplementos naturais e veja as mudanças positivas em sua vida.

Deixe uma resposta